sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Dia lindo

Caros colegas,
Espero que todos possam publicar suas postagens. Querem saber como? Procurem Profº Romão,Heliane ou Deuvir.


Que hoje seja o dia mais lindo de nossas vidas!!!!!!!!!!!!!!

Deuvir

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Atividades desenvolvidas em 2010

Iniciamos com a Capoeira e o Carnaval


Quer ver mais,clique nas fotos da barra lateral

FINALIDADES DA ESCOLA

JUSTIFICATIVA

O Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Pedro Comes de Menezes baseia-se nos valores éticos, na Declaração Universal dos Direitos Humanos na Constituição do Brasil no Estatuto da Criança e do Adolescente na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Nossa Proposta Pedagógica visa criar condições para o aluno aprender a conhecer (adquirir e dominar os instrumentos do conhecimento, aprender a aprender); aprender a fazer (desenvolver habilidades e combinar a competência técnica com a social); aprender a viver em comunidade (cooperar, integrar-se e participar de projetos e atividades comuns com a perspectiva humanista); aprender a ser (formação de atitudes) é essencial e integra as anteriores, diz respeito á pessoa como um todo.
Acreditamos que “A Educação – “dever da família e do Estado” inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, a escola como agente transformador concentrará em seu objetivo maior, que é de preparar o educando enquanto pessoa (cidadã).
Pensando ser a escola um elemento possível de mudança e não estático, portanto, carente de inovações, dá-se a necessidade de um Projeto Político Pedagógico, pois tudo que pensamos fazer, temos que organiza nossas idéias para colocá-las em prática.
Elaborar uma proposta para a melhoria da educação, atendendo aos princípios legais da LDB (Lei 9394/96), envolvendo questões fundamentais a respeito de nossa clientela, de qualidade de ensino, significa colocar a escola pública compromissada com a política educacional que concretizará uma educação de alto nível.
Professores inovadores, alunos críticos, funcionários colaboradores e uma comunidade partcipativa contribuirá para o restabelecimento da crença frente ao sistema politico-econômico social.
Enfim a Proposta Pedagógica da Escola Municipal Pedro Comes de Menezes prioriza a aprendizagem nos diferentes aspectos filosóficos, científicos, cultural, artistico e tecnológico numa perspectiva inclusiva de qualidade, inovadora valorizando a liberdade, democracia e auto – gestão.

Organograma da Escola




PERFIL DA CLIENTELA (ALUNO)
A maioria dos nossos alunos residem nos setores próximos à escola, mas atendemos também educandos de outros setores e de outros municípios da grande Goiânia. Dentro dessa clientela deparamos com alunos provenientes de outros estados, principalmente das regiões norte e nordeste. Observamos que os mesmos apresentam defasagens na aprendizagem.
Uma das limitações encontradas diz respeito a questões familiares, que ocorrem, pela própria crise, que assola o país, pela separação ou pela ausência dos mesmos por estarem em longa jornada de trabalho, ou por, deixarem o país em busca de melhores condições de vida. Estes alunos apresentam na sua maioria instabilidade emocional, comportamental como: falta de limites, respeito, responsabilidade e, sobretudo, auto-estima baixa.
Ressaltamos também alguns alunos portadores de necessidades educacionais especiais, tais como: encéfalopatia e TDH dentre outros.
Os alunos do turno noturno têm um perfil diferenciado, pois é uma clientela de trabalhadores em sua maioria, de jovens e adultos e até mesma da 3ª idade. Estes alunos têm uma grande leitura de mundo (vivência), porém apresentam limitações na leitura e escrita padrão. Existe ainda a impossibilidade de alguns alunos manterem assiduidade por questões pessoais ou por estarem cansadas das longas jornadas de trabalho. É preciso um trabalho voltado para as necessidades reais de nossa clientela, que possa servir de norte para que nosso aluno veja, novas perspectivas de mudanças individuais ou coletivas.